O que é a JMJ?

"A Jornada Mundial da Juventude é um grande encontro de jovens de todo o mundo em torno do Vigário de Cristo. É um excelente meio de evangelização da Igreja, que, por intermédio destas Jornadas, continua a anunciar a mensagem de Cristo aos jovens. O JMJ é um esforço evangelístico no qual a Igreja exprime a sua preocupação permanente para a juventude. Todos os jovens devem sentir-se cuidados pela Igreja, para isso, toda a Igreja, em união com o Sucessor de Pedro, deverá sentir-se cada vez mais comprometida em todo o mundo,em prol dos jovens (...) para corresponder às suas expectativas, comunicando-lhes a certeza de Cristo, a verdade que é Cristo, o amor, que é Cristo através de formação adequada, que constitui uma condição necessária e actualizada da evangelização ". (João Paulo II, Discurso ao Colégio dos Cardeais, 20 de Dezembro de 1985)



Qual é o objetivo da JMJ?

 O objetivo prioritário da Jornada Mundial da Juventude é informar a todos os jovens do mundo a mensagem de Cristo. É uma iniciativa da Igreja evangelizadora, com uma grande dimensão ecumênica. "Tenho lembranças muito bonitas do Dia Mundial da Juventude em Colónia, não foi simplesmente um evento de massa, foi sobretudo uma grande festa de fé, um encontro humano da comunhão em Cristo. Vimos como a fé abre fronteiras e tem uma estrondosa capacidade de unir culturas diferentes e criar alegria. Espero que o mesmo aconteça agora na Austrália. Então, eu estou feliz por ver tantos jovens, de vê-los unidos no desejo de Deus e no desejo de um mundo realmente humano "( Entrevista a Bento XVI durante o vôo para a Austrália. 12 de Julho de 2008). Portanto, os objetivos da JMJ é a evangelização de todos, dar a conhecer Cristo aos jovens do nosso tempo. Então, qual é a natureza dos acontecimentos numa Jornada Mundial da Juventude? Quais são as forças que marcam presença nela? Alguns estudos que estão em voga nos dias de hoje tendem a considerar as JMJ como sendo uma variante da cultura jovem moderna, como uma espécie de festival rock modificado em sentido eclesial, com o Papa como uma estrela. "Com fé ou sem fé, no fundo estes festivais seriam sempre os mesmos e, assim, a intenção de deixar de lado a questão de Deus. Há também vozes católicas que vão nesta direção, considerando tudo isto como um grande espetáculo que, mesmo que seja bonito, seria de pouca importância quanto à questão sobre a fé e à presença do Evangelho no nosso tempo. Seriam momentos de exitação festiva, em que no final ficariam tudo como era antes, sem influênciar profundamente a vida. Deste modo, contudo, a peculiaridade destas jornadas e o carácter particular da sua alegria, da sua força criadora de comunhão, não encontram nenhuma explicação "(Discurso de Bento XVI à Cúria, 22 de Dezembro de 2008).


Quem pode Participar do JMJ?


As JMJ têm uma clara identidade católica, mas são dirigidas a todos os jovens do mundo. Destina-se principalmente a jovens católicos e estão abertas a todos os jovens de boa vontade que desejam fazer a sua experiência de vida pessoal do amor de Deus através do Seu Filho Jesus Cristo, do amor fraterno e da preocupação com os mais necessitados. A experiência das últimas décadas tem mostrado ser uma oportunidade para milhares de jovens em todo o mundo, onde se podem conhecer, fazer amigos e aprender uns com os outros.